Engenharia Elétrica

No Inatel, o curso prepara o profissional com sólida formação técnico-científica, generalista e complementada com componentes de empreendedorismo. A estrutura curricular possui disciplinas generalistas de matemática, física, química e circuitos elétricos. Abordando matérias mais específicas da profissão nas áreas de: eletrônica, eletromecânica, energia, eletrônica de potência, transmissão e distribuição de energia e outras. O futuro engenheiro eletricista irá lidar com sistemas de energia elétrica, considerando fatores como custos, localização e segurança.

Com as diversas oportunidades oferecidas em atividades extracurriculares (no Inatel ou numa das mais de 150 empresas da tecnologia da cidade), o aluno do Inatel pode ser um recém-formado com experiência.

O curso do Inatel possui o grande diferencial de abordar sistemas elétricos aplicados a indústria, bem como fontes de energias renováveis e "limpas" (possui uma usina de geração de energia elétrica solar indoor e outdoor). Além disso, o curso possui uma grande carga horária prática nas suas disciplinas específicas. Vale salientar que o curso foi aprovado com nota máxima pelo MEC/INEP, que demonstra a sua qualidade.

  • Período Período integral e noturno
  • Duração 5 anos
  • Período 90 vagas anuais
  • Período Título: Bacharel

Mercado de Trabalho:

Como o cenário de crescimento do parque industrial do país para as próximas décadas é favorável, fica evidente a necessidade de formar profissionais na área de energia e sistemas elétricos de potência. Isso inclui áreas como: grandes obras de infraestrutura em energia elétrica; investimentos em petróleo, gás natural e biocombustíveis; a expansão da área de telecomunicações e investimentos em energia renovável.

Portanto, esta área da engenharia é estratégica para o setor público e para que empresas de vários segmentos da economia se instalem no país nos próximos anos.

Áreas de Atuação:

O mercado de trabalho para engenheiros elétricos está aquecido. Grandes obras de infraestrutura, a expansão da área de telecomunicações e grandes investimentos em fontes de energias renováveis, tais como: eólica, solar, energia retirada das ondas do mar, entre outros, têm contribuído para a crescente demanda por profissionais na área de Engenharia Elétrica.

O Engenheiro Eletricista atua em empresas voltadas ao segmento elétrico em:

Automação:

Indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial.

Energias Renováveis:

Instalação e manutenção de sistemas de energia renováveis, comercialização e utilização de equipamentos para essa área.

Fornecimento de Energia Elétrica:

Concessionárias ou subestações de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Mobilidade Elétrica:

Manutenção e projeto do veículo elétrico, projeto e execução dos sistemas de carregamento, também operação das redes de distribuição de energia e na adaptação da infraestrutura da rede necessária para as residências ou indústrias.

Telecomunicações, Biomédica e Eletroeletrônica:

Nas áreas de sistemas e circuitos elétricos, eletrônicos e computacionais (hardware e software).

Projetos:

Gestão e desenvolvimento de projetos em diversas empresas do setor de tecnologia e em órgãos de regulamentação.

Computação e Programação:

Desenvolvimento de soluções de software e hardware para serem aplicados no setor elétrico.

Área acadêmica e pesquisa científica

Consultoria, gerência ou administração na área tecnológica

Confira o que você vai estudar no curso de Engenharia Elétrica

Grade Curricular Integral carregando...aguarde...

Grade Curricular Noturno carregando...aguarde...

Depoimentos

"O curso de engenharia elétrica vem suprir uma lacuna referente ao gerenciamento, geração, produção e distribuição de energia elétrica. O curso do Inatel possui o grande diferencial de abordar sistemas elétricos aplicados a indústria, bem como fontes de energias renováveis e "limpas". Além disso, o curso possui uma grande carga horária prática nas suas disciplinas específicas. Vale salientar que o curso foi aprovado com nota máxima pelo MEC/INEP, que demonstra a sua qualidade."

Coordenador do curso, Prof. Alexandre Baratella Lugli

Inscreva-se no vestibular de Engenharia Elétrica do Inatel
INSCREVA-SE