Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Laboratórios de Pesquisa

Rádio Cognitivo

Rádio Cognitivo

Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas para os Rádios Cognitivos, que são rádios definidos por software, capazes de mudar os procedimentos realizados durante a comunicação de forma dinâmica e sem a necessidade de mudança do hardware. A tecnologia de rádio cognitivo possibilita o uso mais eficiente do espectro de frequências, pois explora os canais de comunicação destinados a outros serviços apenas enquanto estes estão ociosos.

Rádio Cognitivo

Projeto: Lambda

O projeto LAMBDA tem por objetivo contribuir com os esforços de pesquisa sobre sensoriamento espectral e assuntos correlatos as técnicas de detecção cooperativa baseada em autovalores. Saiba mais: www.inatel.br/lambda

WOCA

Woca - Wireless and Optical Convergent Access

O Laboratório visa a realização de atividades de pesquisas voltadas para a convergência tecnológica dos sistemas de comunicações ópticas e sem fio, atuando na concepção de novas soluções tecnológicas e suas implementações em redes de telecomunicações reais. Tem parceria e projetos de pesquisas e desenvolvimento (P&D), com várias empresas e universidades nacionais e internacionais, bem como o apoio financeiro do governo e instituições de desenvolvimentos como: MCTI, CNPq, FAPEMIG e CAPES.

Saiba mais: www.inatel.br/woca

ICT labs

Information and Communications Technologies

O objetivo deste laboratório é desenvolver soluções tecnológicas para os reais problemas hoje da sociedade. Nele estão presentes pesquisas científicas sobre arquiteturas convergentes de informação, a conexão de coisas e pessoas, estruturas contraladas por software e outras demandas importantes para o futuro tecnológico.

Saiba mais: www.inatel.br/ictlab

Apps

CDG (Coders, Developers and Gamers) Hub

O CDG (Coders, Developers and Gamers) Hub foi fundado no ano de 2018 e tem por objetivo reunir atividades de pesquisa, desenvolvimento e competições que estejam fortemente conectadas à área de computação. Dentro deste espaço se encontram Pesquisadores de diferentes áreas da computação, Estagiários desenvolvedores, o Time de Competição de Programação do Inatel (Code Troopers), os Times de esportes eletrônicos do Inatel (Inatel e-Sports) e a Comunidade Facebook Developer Circle.

Saiba mais: www.inatel.br/cdghub

Robótica

Robótica e Inteligência Artificial

O Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial tem por objetivo a realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento da robótica e da pesquisa de inteligência artificial. Os programas voltados para robótica incluem o futebol de robô 2D, carro seguidor de linha, projetos relacionados aos cursos de engenharia e tecnologia e projetos de iniciação científica.

Saiba mais: www.inatel.br/robotica

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800