Os “Touros” da robótica do Inatel conquistam oito prêmios na IRONCup

IRONCup 2024A equipe RobotBulls participou da 8ª edição da maior Copa de Robótica de Minas Gerais, a IRONCup. O evento, em parceria com a RoboCore, reuniu mais de 600 competidores no Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, no início de março de 2024, em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, sul de Minas Gerais. Em três dias de competições, os anfitriões conquistaram oito prêmios. Com os incentivos da torcida, por exemplo levados pelos gritos “Go, Bulls”, “Vai, Bull Bull” e “Bullbassauro vai te pegar”, os robôs premiados do time foram os: FarmBull; NeBulloso; AmBullância; JaBulltiloco; Bullbasauro Controlado; Bullratella; Bullcelona; SpeedBull. Clique aqui e confira a classificação completa. 

IRONCup 2024Nesta edição a RobotBulls foi a equipe que mais acumulou troféus - em sequência está a Escola Politécnica – USP e o Instituto RSM. Os alunos participaram de 15 das 17 categorias da Copa de Robótica e também alcançaram um dos melhores rendimentos por aproveitamento de pódio, levando em consideração as categorias disputadas com mais de 69 instituições. Ao todo foram duas premiações de primeiro lugar, quatro na segunda colocação e mais duas pelo terceiro lugar. Desta forma, foram três troféus no LEGO, um do 3kg (R/C), outro no VSSS, assim como no Trekking, no Mini Sumô (auto) e também no Perseguidor de Linha. 

IRONCup 2024Na maior disputa, com 48 competidores, a “Mini - 500g (Auto)”, o Inatel alcançou a 3ª colocação. Já na categoria “LEGO - 1kg (Auto)”, os inatelinos conquistaram um feito inédito e ocuparam os três primeiros lugares desta premiação. Ainda na categoria “Trekking”, considerada uma das mais complexas do torneio, os “Touros” subiram ao pódio no primeiro lugar, em uma conquista inédita na história da equipe. “Depois de cinco anos competindo na categoria “Trekking”, a RobotBulls conquistou o seu primeiro troféu. Essa é uma das categorias mais comparadas com o ambiente real, por utilizar visão computacional e muita tecnologia", comenta Letícia Calixto Alves, Engenheira e Capitã da equipe do Inatel. 

IRONCup 2024A IRONCup evidencia os robôs para além das máquinas e aposta nas tecnologias como uma ferramenta de ensino. Letícia Calixto enfatiza que na robótica e a cada competição, as tecnologias aplicadas aos robôs de mudam, o que acarreta investimentos constantes em pesquisa e inovação, por parte das Instituições participantes. “Um robô que conquistou o primeiro lugar nessa competição, independentemente da categoria, para uma próxima disputa, que seja em um mês de diferença, terá sua estrutura readequada. A equipe tem que fazer um trabalho de pesquisa e melhorar os robôs competidores, porque a tecnologia está sempre avançando. Aprender, ter uma constante atualização de mercado, verificar as questões de segurança, é o que faz o time e todos os engenheiros evoluírem nos torneios”. 

IRONCup 2024A IRONCup é essencialmente uma experiência de competição aberta, com equipes mistas, das mais variadas idades, bem como voltada para os apaixonados pela robótica no Brasil. Na edição de 2024, a RobotBulls enfrentou um número recorde de participantes. A equipe sai de um campeonato e já emenda em outra competição! No mês de abril deste ano, os alunos participam da RSM Challenge Internacional. “O balanço é que evoluímos muito! A Copa de Robôs do Inatel contribuiu para estudarmos os adversários. Daqui para frente, vamos compreender tudo o que aconteceu nas últimas disputas, anotar algumas estratégias e focar nos futuros competidores. Para as próximas competições, investiremos em melhorias nas estruturas dos robôs e seguiremos em busca de mais troféus”, conclui a capitã Letícia Calixto Alves.