Inatel organiza 2ª Edição do Workshop Brasil 6G

O Vale da Eletrônica recebe 12 autoridades em sexta geração de redes móveis, para uma discussão a respeito do futuro das Telecomunicações no país.

O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel realiza o “Workshop Brasil 6G”, em Santa Rita do Sapucaí, cidade mais conhecida como Vale da Eletrônica, no Sul de Minas Gerais. A ação acontece no próximo dia seis de fevereiro de 2024, das 8h30 às 17h30, no Campus do Inatel (Av. João de Camargo, 510, Centro). Com o tema “Redes 6G e as contribuições do projeto Brasil 6G para sua evolução”, o encontro tem como objetivo enfatizar o apoio significativo da Rede de Trabalho e Desenvolvimento em 6G, no panorama desta tecnologia no Brasil. O evento apresenta também os principais avanços e descobertas na área, além das aplicações futuras e o potencial da próxima geração de comunicação móvel. 

A 2.ª edição do Workshop é uma realização do Inatel em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A ação, mediada por Luciano Leonel Mendes, Coordenador de Pesquisa do Brasil 6G, será dividida em uma Plenária Principal, 10 Palestras, e conta também com a presença de renomados profissionais que já atuam no desenvolvimento da futura Rede 6G. O objetivo é aproximar o público dos principais avanços tecnológicos em pesquisa e desenvolvimento em comunicação móvel, dentro e fora do Brasil. 

As pesquisas em 6G estão focadas em encontrar soluções inovadoras que visam reduzir as fronteiras entre o mundo real e o digital nos próximos anos. Para que a futura geração de telefonia móvel seja aplicável, o mundo vive uma corrida que propõe a criação desde a arquitetura e planejamento até a definição de padrões, desafios e os primeiros passos para integração com a tecnologia 5G. A transição para a sexta geração será abrangente, com recursos de interconexão que prometem oferecer muito mais do que a simples comunicação de voz e dados, como nas redes móveis anteriores. Recursos, até então inexplorados, serão viabilizados devido à alta velocidade e outras características dessa tecnologia, o que já antecipa a inovação de um conceito chamado: "Internet dos Sentidos". 

O Workshop Brasil 6G propõe um diálogo sobre o futuro do mercado de telecomunicações e suas integrações tecnológicas. Além disso, busca promover a troca de conhecimentos, ideias, propostas e oportunidades de parcerias entre os participantes. O público confere ainda abordagens de relevância mundial, tais como: potência de sinal e formas de onda para aplicações em sensoriamento e comunicações integradas; avanços técnicos em comunicação semântica, redes cell-free e tecnologia de canais compostos; radares para sistemas de transferência de energia; inteligência artificial aplicada ao 6G; desafios, padrões e soluções inovadoras para a convergência para o 6G; tecnologias imersivas e sua integração com sistemas pós 5G; Network Slicing em redes 6G; Superfícies Inteligentes Reconfiguráveis (RIS) criadas com o uso de metamateriais, com o objetivo de otimizar a comunicação sem fio e aumentar a capacidade das redes 6G; otimização de desempenho para as redes sem fio de próxima geração; contribuições relacionadas às tecnologias de RF e de comunicações ópticas para redes 6G; entre outras. 

O Inatel e seus pesquisadores parceiros fazem parte de um grupo pioneiro mundialmente reconhecido por seus estudos sobre as tecnologias 5G e 6G. Este grupo tem como principal objetivo compreender as perspectivas futuras das telecomunicações e está empenhado em integrar iniciativas para o desenvolvimento de soluções avançadas em comunicações móveis. Dentro do cenário de avanços nas tecnologias de acesso, regulamentações, conectividade ubíqua, e as possíveis aplicações e serviços da futura rede, que o "Brasil 6G" convida os profissionais da área, alunos, comunicadores e a toda a comunidade interessada neste tema em desenvolvimento, para uma discussão. As vagas do “Workshop Brasil 6G” são gratuitas, porém limitadas, sendo necessário um cadastro prévio no Sympla. Clique aqui, saiba mais informações e faça sua inscrição.

 

PROJETO BRASIL 6G 

O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel esteve à frente das pesquisas que ajudaram a definir os padrões e requisitos para a implantação da 5ª geração de Comunicações Móveis (5G) no país. Agora, dá continuidade aos estudos, confirmando seu pioneirismo na área tecnológica, com as pesquisas em 6G. 

Em 2021, o Inatel junto à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) passou a liderar um projeto pioneiro destinado à criação de um ecossistema favorável para o desenvolvimento da próxima geração de comunicações móveis no país. O Brasil 6G conta com a participação de várias instituições de ensino e pesquisa nacionais e tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. 

O Projeto Brasil 6G é dividido em várias frentes de pesquisa e conta com a participação das universidades federais do Pará, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, além da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Conta ainda com a colaboração de universidades estrangeiras como a de Oulu, na Finlândia. 

No Inatel, além dos pesquisadores do Centro de Referência em Radiocomunicações, que teve seu time reformulado para esse novo projeto, todos os docentes atuam de forma direta ou indireta nas pesquisas sobre 6G.

 

CRONOGRAMA: 

Plenária I 08h45 às 9:30 

Palestrante: Roberto Bomfin Pesquisador de pós-doutorado na New York University (NYU) Abu Dhabi. 

Tema: Um Estudo de Potência de Signal e Formas de Onda para Sensoriamento e Comunicações Integrados 

 

Sessão Técnica I 09h30 às 10h 

Palestrante: Plínio Santini Dester Pesquisador de Pós-Doutorado da FEEC-UNICAMP e do Projeto Brasil 6G concebido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). 

Tema: Resultados Técnicos em Comunicação Semântica, Redes Cell-free, e Canais Compostos 

 

Sessão Técnica II 10h30 às 11h 

Palestrante: Ana Beatriz R. C. de Mattos Pesquisadora de mestrado em Engenharia Elétrica na UFSC e atua como Engenheira Eletrônica na Wihex Tecnologia, com o foco em Processamento Digital de Sinais. 

Tema: Fusão de Múltiplos Radares para Sistemas de Transferência de Energia Seguros 

 

Sessão Técnica III 11h às 11h30 

Palestrante: Aldebaro Klautau Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Representante da UFPA na ITU, sócio "sênior" do IEEE e da SBrT, pesquisador da Rede INESC Brasil e Bolsista de Produtividade 1C do CNPq. 

Tema: IA para 6G: Co-Simulações para Gêmeos Digitais e Aprendizado por Reforço de Intenções 

 

Sessão Técnica IV 11h30 às 12h 

Palestrante: Antônio Marcos Alberti Professor do Inatel responsável pelas pesquisas relacionadas a arquitetura de Redes 6G e Internet do Futuro 

 

Sessão Técnica V 13h30 às 14h00 

Palestrante: Ciro Macedo Pesquisador de doutorado em Ciência da Computação no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) desde 2013.

 Tema: Super Convergência em 6G - Padrões, Desafios e Primeiros Passos 

 

Sessão Técnica VI 14h00 às 14h30 

Palestrante: Kleber Vieira Cardoso Professor associado no Instituto de Informática - Universidade Federal de Goiás (UFG), onde tem atuado como professor e pesquisador desde 2009. 

Tema: Aplicações imersivas e sua integração com sistemas Pós-5G 

 

Sessão Técnica VII 14h30 às 15h00 

Palestrante: Cristiano Bonato Both Professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil. 

Tema: Network Slicing as a Service Platform for 6G

 

Sessão Técnica VIII 15h00 às 15h30 

Palestrante: Yuri Carvalho Barbosa Silva Professor da Universidade Federal do Ceará e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL). 

Tema: Contribuições em Comunicação Assistida por Superfícies Inteligentes Reconfiguráveis para Redes 6G 

 

Sessão Técnica IX 16h00 às 16h30 

Palestrante: Davi da Silva Brilhante Pesquisador em projetos de pesquisa e desenvolvimento junto a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), como os projetos Brasil 6G, OpenRAN@Brasil e Samurai. 

Tema: Otimização de desempenho para redes sem-fio de próxima geração: Handover, Beam Selection e Cell-Free MIMO 

 

Sessão Técnica X 16h30 às 17h00 

Palestrante: Luiz Augusto Melo Pereira Pesquisador especializado em redes de comunicações móveis de quinta e sexta geração (5G e 6G) no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), contribuindo nos projetos Brasil 6G e xGMobile. 

Tema: Contribuições em Tecnologias de RF e de Comunicações Ópticas para Redes 6G