Inatel e Santa Rita do Sapucaí estão no Documentário Ecossistemas de Inovação

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1Quando o assunto é modelo de educação, inovação e tecnologia o Inatel e a cidade de Santa Rita do Sapucaí se destacam. E este exemplo de integração está presente no documentário Ecossistemas de Inovação, da Prosa Press, com direção de Patricia Travassos, que teve première no Hacktown 2023 e lançamento na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, no dia 23 de agosto. “É um retrato de onde o Brasil encontra futuro. Percorremos 20 mil km no país para buscar onde a inovação está sendo gerada, onde ela surge, para entender a particularidade de cada lugar que se propõe a fazer um Brasil novo”, disse a diretora Patrícia Travassos.

O documentário mostra exemplos de ecossistemas que mudam a realidade de vários locais do país e trouxe o importante propósito desempenhado em Santa Rita do Sapucaí na promoção da tecnologia, educação e desenvolvimento regional. O filme conta com a participação do diretor do Inatel, Carlos Nazarerh Motta Marins, do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inatel Startups, Rogério Abranches, do ex-aluno do Inatel e cofundador do Hacktown, João Rubens Fonseca, da fundadora da startup Agrorigem, que foi Incubada no Inatel, Daniele Alckmin, e da produtora de café especial, Hosana de Cássia, que descobriu a importância de empreender, estudar e inovar enquanto trabalhava no Instituto. Com o investimento em educação, pesquisa e a colaboração entre instituições de ensino, poder público e empresas, o chamado “Vale da Eletrônica” é reconhecido como um dos principais polos de inovação no Brasil, consolidado como um hub para empreendedores e empresas de tecnologia.

Além do Vale da Eletrônica, o filme mostra os exemplos do Porto Digital – Recife/PE, Tecnopuc e Instituto Caldeira– Porto Alegre/RS, Rota da Inovação– Florianópolis/SC, G10 Favelas – São Paulo/SP, Parque Tecnológico – São José dos Campos/SP, Unicamp – Campinas/SP e Distrito de Inovação, Tech hub Manaus, Sidia – Manaus/AM. O documentário está disponível neste link do Youtube.