Agências de fomento anunciam bilhões em incentivo à inovação

O ano de 2024 iniciou com anúncios bilionários em editais de subvenção econômica para empresas e instituições voltados a projetos de inovação, vindos dos governos federais e estaduais, bem como de estatais. O Inatel, como uma instituição de ensino superior e de pesquisa, que desde a década de 1990 ampliou sua expertise em educação e desenvolve soluções inovadoras, está apto a auxiliar empresas a expandirem seus portfólios e novas linhas de produtos e serviços que beneficiem o setor produtivo nacional.

As Instituições de Ciência e Tecnologia são entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que têm como missão executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. Além do objetivo de formar talentos e fomentar a inovação, assim como o Inatel, que prepara profissionais em engenharia para atuarem nas mais diversas e atuais tecnologias mundiais.

Entre os programas anunciados para os quais o Inatel se configura como uma possível parceira, estão Finep Mais Inovação, Compete Minas, Cemig Inova Lab e Desafio Cemig PDI 2.0. A necessidade de obter uma Instituição de Pesquisas para a submissão das propostas consta em todos os editais. Algumas dessas chamadas preveem a aprovação dos mais variados perfis de projetos, para receberem fomento, em subvenção econômica, com investimento na estrutura científica e em inovação, até para a contratação de mão de obra especializada de pesquisadores.

Em que Linhas contar com o Inatel?
Já sobre as linhas temáticas apresentadas nos programas, o Instituto está à disposição das empresas para atuar em tecnologias como: mobilidade verde e inteligente, soluções de conectividade veicular, deslocamento de pessoas e cargas, gerenciamento de tráfego inteligente, uso de dados gerados por veículos, infraestrutura de recarga para veículos elétricos, elementos de sensoriamento, controle e inteligência artificial para otimização de rotas.

Os temas estão diretamente relacionados com questões sociais latentes, como a Mobilidade Urbana, Resíduos – Saneamento e Moradia. Nestes tópicos específicos, a experiência do Inatel é comprovada em projetos como Cidades Inteligentes, em vigor em localidades brasileiras como Santa Rita do Sapucaí e Caxambu, MG., em que são implantadas soluções exatamente para estas linhas temáticas. Em Cadeias Agroindustriais Sustentáveis também, o Instituto aplica parte de suas pesquisas para este segmento, além de manter parcerias com grandes cooperativas do agro.

O trabalho voltado às necessidades do mercado é uma vertente do Inatel lançada há mais de 30 anos, com a educação tecnológica corporativa, que foi impulsionada pela chegada da Lei de Informática do Governo Federal, em que os investimentos de empresas em atividades de PD&I focados em TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) geram créditos para abatimento em impostos. Os cases de sucesso se acumulam com inúmeras empresas em todo o Brasil contando com o Inatel para a condução de seus setores de pesquisa e desenvolvimento. Como Unidade EMBRAPII, desde 2016, o Inatel ganha ainda mais credibilidade para atender projetos de empresas e indústrias, de qualquer porte, estabelecidas e que operam no país.

Tais oportunidades de receber aporte financeiro devem disponibilizar bilhões nos próximos anos em diferentes modalidades, reembolsáveis e não reembolsáveis, para o aumento da competitividade estadual e nacional de empresas por meio do investimento público em projetos de inovação tecnológica. As agências como Finep, Fapemig e as estatais como a Cemig anunciaram desde subvenção econômica, crédito, até recursos para universidades e institutos de pesquisas, neste caso, como o Inatel. Além disso, é importante frisar que a EMBRAPII também tem recursos para apoiar projetos de inovação, através de suas Unidades e Centros de Competência.

Porque procurar uma instituição de pesquisa e inovação para inovar processos e produtos?
Para as empresas interessadas em participar desses editais, a busca de uma instituição parceira será obrigatória, mas também compensadora. O Inatel como já está inserido neste processo há décadas, oferece agilidade e transparência na negociação e uma infraestrutura de laboratórios para testes avançada e reconhecida. São recursos humanos especializados em TIC preparados na Instituição, com alta performance no desenvolvimento de Hardware e Softwares, para a execução de projetos para enfrentarem os grandes desafios tecnológicos do país, e claro, também levando em conta projetos e empresas menores, como startups.

Uma instituição experiente com as reais demandas empresariais e suas estratégias, torna a comunicação entre as partes mais fluida. Dessa forma, ao entender as necessidades das empresas,  desenvolve pesquisas focadas nos problemas e discute propostas que atinjam os resultados desejados pelo parceiro empresarial. O Inatel, por exemplo, conta em seu histórico com parcerias de mais de 50 anos com multinacionais, formação e consultoria para empreendedores, startups e governos.

Para o Gerente Executivo de Negócios da instituição, Sandro Duarte Azevedo, “o Inatel é o parceiro ideal para as empresas nestes editais, pois forma mão de obra especializada para os desafios do mercado, desenvolvendo projetos com equipes multidisciplinares e dedicadas, além da grande expertise na elaboração e submissão de projetos para estes diversos órgãos de fomento”.

Links para chamadas: 
http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/732
https://inova.cemig.com.br/lab/cemig-lab/
https://inova.cemig.com.br/chamadas-e-desafios/desafioinovacao20/
https://www.desenvolvimento.mg.gov.br/competeminas

#Acre #Fomento #Inovação #Desenvolvimento #Incentivo #Aporte #Negócios #Projeto #Processos #Ciência #Tecnologia #Inatel #Engenharia #Parceria