Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Pesquisas do Inatel são apresentadas no Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica

inatel SBMO arismar

Os pesquisadores do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) participaram na última semana do 20º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO), fórum bienal de tecnologias de telecomunicações, realizado, de 13 a 16 de novembro, em Natal (RN). Ao todo, foram cinco trabalhos apresentados no evento.

inatel SBMO HugoO coordenador do laboratório, professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, abriu o evento com a plenária “5G Research on Antennas and Optical/Wireless Communications Towards 6G”, onde apresentou as recentes pesquisas sobre antenas e comunicações ópticas/sem fio para 5G e 6G, desenvolvidas no Inatel. Além da plenária, o professor também apresentou o artigo “Gerador de Pente de Frequências Ópticas Integrado Aplicado à Geração de Sinais 5G em 26 GHz”, do aluno de doutorado Eduardo Saia.

O pesquisador Hugo Rodrigues Dias Filgueiras apresentou o trabalho de sua tese de Doutorado, nomeado “A 64-element and Dual-Polarized Slot-based Antenna Array at 26 GHz”, e também o artigo “A New Earth-Space and Aeronautical Clutter Loss Model”, do aluno de doutorado Luciano Camilo Alexandre.

inatel SBMO TomasJá o pesquisador Tomas Andrade apresentou o trabalho de sua tese de Doutorado, nomeado “Sistema RoF Baseado em Transmissor Fotônico Integrado para Múltiplas Aplicações de 5G”. Sua apresentação foi escolhida como a 3ª melhor apresentação oral do congresso, dentre os alunos.

O Simpósio é organizado pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica e consiste em um importante fórum para troca de informações sobre pesquisa e desenvolvimento nos campos teóricos e experimentais de micro-ondas e optoeletrônica, incluindo ondas milimétricas e nanométricas, antenas, propagação, comunicação sem fio, fibra óptica e redes fotônicas.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800