e-Health propõe soluções inovadoras em saúde para a Indústria Farmacêutica

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, por meio do e-Health Innovation Center, participou do Eurolab Universitas, do ano de 2023 a 2024. O programa de treinamento científico da Eurofarma propôs que os alunos da instituição passassem por uma capacitação para o desenvolvimento de soluções em P&D ligadas à Inovação em Saúde. Ao todo foram apresentados, na fábrica da Eurofarma em Itapevi/SP, os resultados e relatórios de três projetos de inovação, desenvolvidos em seis meses de pesquisa pelos alunos de Engenharia Biomédica do Inatel.

“O “Universitas” reflete o compromisso da Eurofarma com a educação inovadora em saúde. É uma proposta que não só prepara os alunos para enfrentarem desafios do mercado, mas que também fomenta avanços na saúde ao demonstrar o impacto social de ações em P&D. Com esta colaboração entre academia e indústria, eu tive a honra de impulsionar o empreendedorismo entre estudantes de graduação! Ao promover o desenvolvimento de talentos e encorajar os jovens a serem agentes de mudanças, transformamos ideias em potenciais startups de saúde. Isso é a inovação na Eurofarma: unir pessoas, ciência e tecnologia por um futuro com mais saúde", comenta Gilberto Salgado Filho, Líder do Programa Eurolab Universitas.

Inatel e EurolabOs alunos da Engenharia Biomédica do Inatel apresentaram desde a descrição tecnológica da solução proposta, o detalhamento do problema atacado, o diferencial das tecnologias, as estratégias de propriedade intelectual, até o mapa de desenvolvimento do produto e um cronograma, assim como a análise mercadológica e de equipe para o projeto.

“O projeto foi importante para os alunos compreenderem que a pesquisa acadêmica não precisa ser focada apenas na academia, mas também no desenvolvimento de mercado. A Capacitação teve um viés empreendedor, de como uma ideia pode virar um negócio e de como as pesquisas e Iniciação Científica, com foco no mercado, fortalecem a educação tecnológica nacional", conclui Luma Rissatti, Coordenadora de Projetos e-Health Innovation Center do Inatel.

Os projetos selecionados foram premiados com a bolsa de estudos durante todo o desenvolvimento do Plano de Inovação Científica, bem como com mentorias especializadas da Eurofarma e o acompanhamento técnico e de negócios, pela equipe da Emerge, por 6 meses. O projeto Eurofarma Universitas, juntamente com as unidades de ensino, é uma parceria com a Emerge e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ. Já no Inatel, os alunos também possuem mentoria destas soluções, seja por meio da Feira Tecnológica do Inatel – Fetin, pela Iniciação Científica ou pela Incubadora do Inatel StartUp.

CONHEÇA OS TRÊS PROJETOS APRESENTADOS
  • Leito Anti-Escaras:

Os pacientes que passam por longos períodos acamados e imóveis podem desenvolver feridas - as escaras ou úlcera de pressão. Visando diminuir essa incidência, foi desenvolvido um leito que alivia a pressão no corpo, com o passar do tempo. Essa “cama hospitalar” pode ainda ser controlada por um aplicativo, acessado pelos profissionais da área médica. Além do projeto “Eurofarma Universitas”, a solução fez parte da Feira de Tecnologia e da Iniciação Científica do Inatel. 

    Inatel e Eurolab
  • Cold Life:

O transporte de medicamentos e de materiais orgânicos, assim como a distribuição de vacinas, são questões de extrema importância logística, na área da Saúde. Esse “cooler para transporte de medicamentos” é uma unidade de transporte, armazenamento e arrefecimento de medicamentos e materiais biológicos, de pequenos volumes. O produto é capaz de se auto desinfectar, utilizando a tecnologia do espectro da luz UV-C. Além disso, ele resfria os insumos, automaticamente, de maneira uniforme e possui ainda uma interface que contém display e knob, tendo autonomia off-grid, bem como conta com uma bateria de lítio recarregável. 

  • Wheelchair-Scooter Lite - Mobilidade elétrica para usuários de cadeira de rodas:

Inatel e Eurolab Foi desenvolvida uma cadeira de locomoção adaptada, ao acoplar uma estrutura de aço a um patinete elétrico modificado. O produto possui a aplicação de uma bateria no guidão do patinete, o encaixe para uma cadeira de rodas tradicional, além de uma entrada USB, conexão e um módulo via bluetooth, bem como um sensor de velocidade. A solução possibilitou a locomoção de cadeirantes em percurso plano e também em rampa.