A tecnologia tem sido essencial para a otimização de processos e até no diagnóstico e tratamento de doenças

Processo de atendimento de pacientes automatizado
Créditos da foto: Pixabay
A tecnologia aplicada à Medicina tem revolucionado, cada vez mais, a maneira como doenças são tratadas e pacientes atendidos. O processo de automatização auxilia médicos no diagnóstico de problemas e até nos tratamentos que estão se modernizando ao longo dos anos.
Ao longo do século XX, o avanço tecnológico facilitou o processo de atendimento de pacientes diminuindo, até mesmo, o tempo de tratamento e
garantindo uma maior qualidade de vida. Junto dessa evolução, surgiu até mesmo um curso importante para a área: a Engenharia Biomédica.
O profissional graduado na área atua no desenvolvimento de ferramentas e soluções para a Medicina. Por ser uma área em constante evolução, não falta demanda para novas contratações. A tecnologia acabou se tornando indispensável para que os cuidados com o ser humano ganhem recursos de diversas maneiras.
Um exemplo é como a tecnologia ajudou a reduzir os custos de procedimentos e intervenções terapêuticas desnecessárias, devido ao fato de os exames serem cada vez mais assertivos. A inteligência artificial e a robótica têm ajudado na conclusão do diagnóstico e na decisão de qual conduta o médico deve aplicar.
A revolução da tecnologia aplicada à Medicina
Créditos: Freepik

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na Medicina se tornou maior com a implementação da Telemedicina. O acesso à saúde básica, por meio da internet, permitiu uma maior otimização de atendimentos e facilitou o acompanhamento de pacientes e até famílias inteiras, principalmente, durante a pandemia.
O Conselho Federal de Medicina regulamentou, em maio, a telemedicina no Brasil. Por meio do telefone celular, um paciente pode consultar e obter apoio médico em determinadas áreas, sem a necessidade do contato físico. Mesmo que o atendimento no consultório seja indispensável em algumas modalidades, para outras o uso da internet para o contato com o médico se tornou uma grande ferramenta auxiliar para o tratamento de doenças que demandam acompanhamento.
Porém, a falta de conhecimento de utilização dos dispositivos eletrônicos por parte da população ainda exige que a medicina preventiva aconteça de forma física. Um exemplo são os atendimentos das equipes de saúde da família, que ajudam no controle de doenças e na prevenção de problemas graves.

Automatização na Medicina

A automatização nos processos de prevenção e tratamento também tem sido uma importante aliada no controle de problemas de saúde e até na cura de doenças. Um exemplo básico é na gestão de consultas, por meio da utilização de call center e agendamentos eletrônicos. O modelo ajuda a tornar processos mais dinâmicos, sem a necessidade de profissionais para a área. A automatização também pode ajudar na gestão de pessoas, de suprimentos e ajudar num controle mais assertivo nos setores financeiro e contábil.
A exemplo dos tratamentos de saúde, a automatização auxilia nos diagnósticos de pacientes, que podem ser obtidos a partir de análises inteligentes de exames e até com base em banco de dados. Os grandes aliados da saúde são os recursos da Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial e o Big Data. No caso da inteligência artificial, o aprendizado de máquina tem auxiliado, por exemplo, na identificação e prevenção do câncer de mama.

A retirada de pessoas e uma maior automatização diminui o peso e a pressão em profissionais que atuam diretamente com os pacientes. A ajuda pode surgir, inclusive, na instalação de Sistemas de Gestão e de Prontuário Eletrônico.

Robótica para a saúde

O avanço da tecnologia por meio da robótica também tem ajudado a tornar procedimentos menos invasivos. A robótica auxilia, por exemplo, na realização de pequenas incisões e até em cirurgias. Em todo o mundo, cerca de 8,5 milhões de pacientes já foram operados por meio de robôs. No Brasil, esse número ultrapassa as 15 mil pessoas.
Uma pesquisa divulgada pela Agência de Saúde de Michigan, nos Estados Unidos, mostra que a cirurgia por meio de robôs aumentou de 1,8% em 2012 para 15,1%em 2018 no país norte-americano. O maior aumento foi em cirurgias para resolver problemas no aparelho digestivo, como cirurgia de hérnia inguinal e retirada de tumores.

Os robôs também se tornaram um importante auxiliar na recuperação de pacientes que precisam de algum membro, como braços e na utilização de cadeiras de rodas autônomas. A robótica se tornou uma grande ajuda para todos os processos da Medicina, garantindo maior qualidade de vida e rapidez nos tratamentos de doenças.

Bruno de OliveiraJornalista
Assessoria de Comunicação e Marketing do Inatel