Image

O Inatel busca estar sempre em sintonia com as necessidades dos nossos clientes e com a dinâmica do negócio de prestação de serviços. Constantemente, estamos nos realimentando sobre as necessidades do mercado, a disponibilidade de novas tecnologias e diferentes metodologias para desenvolvimento de projetos. Em tempos onde o número de startups é proporcional ao surgimento de novas ideias de produtos, não é fácil para uma empresa do porte do Inatel acompanhar a velocidade com que as empresas, os mercados, as tecnologias e a cultura das pessoas se transformam.

O Inatel Innovation Office foi criado para explorar toda esta transformação.

Somos responsáveis por abordar soluções para o desenvolvimento de projetos, entendendo as necessidades do mercado e conectando soluções tecnológicas a oportunidades de projetos, sempre envolvendo nossos parceiros. Estamos constantemente explorando novos modelos de negócio e novas metodologias, sempre em sintonia com as necessidades de agilidade, eficiência e alta qualidade demandada pelos nossos parceiros.

O que fazemos?

Encontramos caminhos inovadores para abordar os problemas e desafios das organizações, empresas, governo e sociedade, focados em necessidades reais do mercado e, sobretudo, nas pessoas. A cada novo desafio, nossa equipe realiza um processo de imersão para entender a cultura, o mercado e sua relação com as pessoas. Buscamos identificar como a tecnologia pode solucionar problemas reais e causar impacto em negócios e na vida dessas pessoas.

Para que isso aconteça, precisamos primeiro entender como determinado mercado funciona. Estamos utilizando técnicas de imersão e assim conseguimos vivenciar e sentir na pele o dia a dia das pessoas, como elas se relacionam, suas necessidades e cultura. Com isso, conseguimos entender como é a relação da empresa com o cliente, quais são os concorrentes do segmento e como é formada a cadeia de valor.

Com este cenário mapeado, fica muito mais fácil entender as oportunidades de projetos e oferecer soluções que realmente farão sentido para as pessoas, mas sem deixar de lado a viabilidade técnica e econômica de um negócio.

Assim que encontramos uma oportunidade de solução, trabalhamos para validar com usuários nossa ideia de projeto. Para validar o projeto com os usuários, nós utilizamos conceitos de MVP (produto mínimo viável) para desenvolver protótipos, aprender com a experiência do usuário e realinhar nossa proposta de valor.

A validação do MVP com os usuários confirma a proposta de valor da solução. E com a proposta de valor definida e validada, trabalhamos junto com nossos clientes parceiros para desenvolver e transferir a solução para o mercado.

A cada novo projeto aprendemos bastante, mas também erramos bastante. A cultura de aprender com os próprios erros é essencial nos processos de design de soluções, principalmente na busca por projetos realmente inovadores e de impacto para a sociedade. O Inatel entende isso e apoia as atividades que vem sendo conduzidas pelo Innovation Office.

 

Compartilhe suas ideias

O que você faz com seus conhecimentos?

Ao compartilharmos vivências, ideias e conhecimentos, contribuímos para o desenvolvimento do nosso entorno e da comunidade como um todo. Durante a troca de conhecimento, é muito provável que novas ideias surjam e também soluções de problemas que até então não se eram pensados.

O Inatel Innovation Office quer te convidar para aumentar as possibilidades desse ecossistema. Se você quer compartilhar o que sabe, tem alguma ideia bacana ou simplesmente quer conversar sobre nossos projetos, venha tomar um café com a gente!

Entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Daniel Mazzer
Daniel Mazzer Coordenador do Innovation Office
Com 15 anos e experiência profissional, atuou como engenheiro de desenvolvimento de sistemas embarcados desenvolvendo produtos desde sua concepção até a comercialização. Foi empreendedor, desenvolvedor de hardware, firmware e software, professor e coordenador de cursos de pós graduação no Inatel. Atualmente é gerente do Inatel Innovation Office, ambiente com equipe multidisciplinar para experimentar novas tecnologias, novos modelos de negócio e novas metodologias de desenvolvimento de projetos no Inatel. Tem formação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Telecomunicações, ambos pelo Inatel.