Pesquisa brasileira sobre telecomunicações ópticas é destaque na conferência OWTP, no Japão

Pesquisadores do Inatel apresentam trabalhos pioneiros na conferência mundial de transmissão de energia por fibras ópticas

 

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), centro de referência em ensino e desenvolvimento de tecnologias, tem se destacado globalmente por meio de pesquisas inovadoras. Recentemente, Arismar Cerqueira Sodré Junior, professor e especialista em Telecomunicações e Comunicações Ópticas, e sua equipe de doutorandos apresentaram trabalhos pioneiros na conferência Optical Wireless and Fiber Power Transmission (OWPT) 2024, realizado na cidade de Yokohama, no Japão.

O OWPT é reconhecido como o principal evento mundial na área de transmissão de energia por fibras ópticas (PoF - Power over Fiber) e reuniu os principais especialistas do setor. Na ocasião, as apresentações do Professor Arismar ganharam destaque.

Uma das demonstrações, intitulada "Acesso Convergente Óptico e Sem Fio utilizando Transmissão de Energia Elétrica em Fibras Ópticas para 6G", foi uma das oito Palestras Convidadas do evento, reconhecendo os resultados significativos alcançados pela pesquisa em nível internacional. Outro trabalho apresentado, denominado "Sistema 5G Híbrido Alimentado Opticamente para a Integração das Tecnologias VLC, FSO e A-RoF", foi premiado como o melhor artigo do evento. Este estudo foi conduzido pela doutoranda Letícia Carneiro, com a colaboração dos doutorandos Felipe Batista, e Tomas Powell, todos alunos do programa de doutorado do Inatel, além da participação dos Engenheiros Luis Gustavo (ICC), Francisco Martins Portelinha (ICC) e Evandro Lee (Empresa MPT Cable).

Ambas as apresentações abordaram a implementação de um sistema 5G híbrido inovador que integra tecnologias rádio sobre fibra analógico (A-RoF), óptica de espaço livre (FSO) e comunicações por luz visível (VLC) dentro da arquitetura C-RAN. A tecnologia Power-over-Fiber (PoF) desempenhou um papel fundamental nesse sistema, alimentando com sucesso um LED VLC e um amplificador elétrico com uma eficiência de transmissão de energia de 21%.

Além do reconhecimento acadêmico, as pesquisas também receberam apoio financeiro parcial de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) conduzido pela empresa MPT Cable, sediada em Indaiatuba, São Paulo. “Isso destaca a relevância e o impacto prático das descobertas realizadas pelo grupo de pesquisa do Inatel. Esses resultados representam um avanço significativo no campo das telecomunicações e abrem novas possibilidades para a integração de tecnologias emergentes na infraestrutura de comunicação global”, pontua o professor.