Noite histórica com Presidente da Ericsson e reconhecimento de talentos de destaque do Inatel

Rodrigo Diestmann, Presidente da Ericsson América Latina, visita Inatel e palestra em Aula Magna

No dia 07 de maio, o Presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, Rodrigo Dienstmann, esteve no Inatel para conhecer o campus, os laboratórios de pesquisas e a unidade de negócios, Inatel Competence Center. Na ocasião, também palestrou para aproximadamente 700 pessoas, entre alunos de todos os níveis acadêmicos, familiares e profissionais, na Aula Magna, no anfiteatro da Instituição, e participou da solenidade de reconhecimento dos Jovens Talentos, que certifica os estudantes com desempenho acadêmico de destaque durante o semestre anterior. 

A Ericsson pode ser considerada o parceiro de mercado mais tradicional do Instituto, em uma história que remonta a década de 1960, hoje 156 dos colaboradores do Inatel prestam serviços para a marca, em projetos de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações, em conjunto com unidades da empresa em todo o mundo. Desde que assumiu a presidência da empresa, em 2021, foi a primeira visita de Diestmann à Instituição. 

O presidente da companhia sueca reiterou o importante papel da parceria com o Inatel para os próximos avanços tecnológicos já previstos com a chegada da quinta geração das comunicações móveis. Para Rodrigo Diestmann, a parceria permite explorar as novas possibilidades e soluções que as capacidades e os talentos de Inatel e Ericsson podem criar juntos. “Tudo o que vi nos Laboratórios será necessário para criar para as indústrias essa nova realidade de digitalização, pois o 5G digitaliza as empresas, os indivíduos, os governos e principalmente a sociedade” enfatiza Dienstmann.

Na ocasião, os alunos de graduação que se destacaram no segundo semestre de 2023, com rendimento superior a 90 pontos foram certificados por excelência de desempenho acadêmico. O Diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, entregou pessoalmente uma bolsa de estudos ao escolhido para o Programa Jovens Talentos, Rafael Areias Silveira, de Engenharia da Computação. Além do benefício, o futuro engenheiro também passa a ser acompanhado por um professor tutor até o final da graduação.

Já, Luiz Augusto Melo Pereira, aluno de doutorado, foi certificado com destaque acadêmico por sua tese: Aplicação de Aprendizado de Máquina para a Linearização de Sistemas Fibra/Rádio 5G e 6G, como a melhor tese de 2023 de Doutorado em Telecomunicações do Inatel, e irá representar o curso no prêmio Capes de Tese 2024, uma conquista dupla de Luiz Augusto.

Do curso de Engenharia de Telecomunicações foram certificados os estudantes Arielli Ajudarte da Conceição, Matheus Ferreira Silva, Raphael Henrique Carvalho Venancio. 

A Engenharia de Elétrica certificou Gabriel Mendonça Gonçalves, Frederico Francisco de Paula Campos, Marcos Vinicius Ferreira Oliveira de Souza. 

Da Engenharia de Controle e Automação, foram Ana Luisa Lyra Pavanelli, Bruna de Souza Ribeiro, Daniel Nunes Teixeira, Danieli Ribeiro Fonseca, Gabriel Gonçalves Corsini, Leandro Mucciaroni de Souza, Lucas Andrade Marques, Miguel José Abdala Ribeiro.

No curso de Engenharia de Computação foram os alunos Avner José Guimarães Ribeiro, Bernardo Dalboni Gandolpho, Cecilia de Figueiredo Fernandes, Christian Salles Castilho, Daiane Dionísio de Lima, Douglas Brandão de Souza, Fábio Luiz Fiorita Pontes, Felipe Tagawa Reis, Fernanda Nagata Ito, Francisco José Carvalho Junior, Gabriel Cardoso, Gabriel Ilian Fonseca Barboza, Gualter Machado Mesquita, Helio Abreu Marques Rocha, Isabela Rezende Barbosa da Silva, Izaltino Romão Neto, João Henrique Silva Delfino, Júlia da Silva Villela, Laura Cristina Dias, Leonardo José Duarte Mendes Júnior, Letícia Calixto Alves, Lívia Mendes Borges, Lucas da Silveira Ross, Lucas Piva Oliveira, Luiz Matheus, Rodrigues Cândido, Mariana Barude Pina, Matheus Chagas da Silva, Matheus Lima Pereira, Natália Pereira Batista, Paulo Otávio Luczensky de Souza, Pedro Gabriel Garcia Ribeiro Balestra, Pedro Henrique de Souza, Rafael Areias Silveira, Thalita Fortes Domingos, Thiago da Rocha Miguel, Tiago de Morais Pereira, Virgínia Letícia Afonso, Wesley Marcos Borges.

A Engenharia de Software reconheceu os seguintes os estudantes Alex Borges dos Reis, Antônio Victor Mendes Fonseca, Camila de Cássia Silva, Davi Restani de Faria, Dimitri Leone Simões, Eduardo Borges Araujo, Eduardo Naves Sant´Ana Azevedo, Erich Silveira Pfaffenbach, Gabriel Soares Oliveira Sousa, Gabriel Tiso Vinhas de Brito, Iago Luiz da Cruz Barbosa, Isaque Hollanda Gonçalves, João Victor Godoy da Silva, Leonardo Sabra Barcia Lang, Lucas Pereira Gonçalves, Lucas Ribeiro Garcia de Souza, Mariana Venezian Musto Bassi, Mateus de Freitas Carvalho, Matheus Dionísio Teixeira Andrade, Pedro Henrique Ribeiro Dias, Pedro Henrique Rocha Silveira, Rafael Felipe Rodrigues Moreira, Rodrigo Fraga da Costa, Uttoni Alfredo Brandani e Willy Paim Ribeiro de Paula. 

O curso de Engenharia de Produção certificou Eduarda Nogueira Vettori, Joana Sarmet Smiderle Mendes, Marcela Marialva Leinfelder. 

E por fim, a Engenharia Biomédica reconheceu Ana Clara Santos, Angélica Neves Mançano, Brenno Oliveira Canellas da Costa, Eugênia Nogueira Vettori, Heloisa Marcela de Faria Paula, Isadora Coelho Faggiani, Leonardo Ribeiro Silva, Lucas do Lago Figueiredo, Monique Freire dos Santos, Rita Elizabeth Santos de Almeida, Samuel Mangia Maciel, Yasmim Silva Ramos. 

Acesse a Galeria de Fotos no link: https://flic.kr/s/aHBqjBpnQS